Prefeitura de Ribeirão Claro irá reconstruir ponte de acesso à cidade

Necessidade veio após graves estragos causados pelas fortes chuvas do mês de janeiro de 2022

A prefeitura municipal de Ribeirão Claro anunciou nesta terça-feira (22), que irá precisar reconstruir a ponte de acesso ao município em virtude dos estragos causados pela chuva em janeiro de 2022.

Em resposta ao Ofício 045/2022, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que como a ponte está situada em uma travessia urbana, é de responsabilidade do município a manutenção e correção da estrutura.

Conforme o parecer técnico elaborado no dia 15 de fevereiro pelo engenheiro civil, Eduardo Brambilla Baggio, da secretaria municipal de Obras e Urbanismo, a ponte se encontra em situação crítica e sem condições de reparo, pois a sustentação da mesoestrutura recalcou e a longarina externa de sustentação da ponte também sofreu foi totalmente danificada.

Diante da situação, o secretário da pasta, Ricardo Chammas Cassar Filho, realizou a solicitação de informação orçamentária, financeira e jurídica para contratação de uma empresa especializada, que realizará o serviço reconstrução da ponte com concreto armado e vão livre na modalidade dispensa por emergência.

Dentre os serviços a serem executados pela empresa contratada estão estudos topográficos, geotécnicos, hidrológicos, drenagem, projeto de pavimentação e projeto de sinalização viária.

O prefeito, João Carlos Bonato destaca que, há anos a ponte vem passando por problemas estruturais e recebendo apenas reparos provisórios, mas agora a equipe municipal quer resolver de maneira definitiva. “Precisamos garantir a segurança do tráfego de pedestres e veículos na entrada principal da cidade, pois nas atuais condições há risco de desabamento. Estamos providenciando a dispensa por emergência justamente para agilizar o projeto da nova ponte”, comentou.