top of page

Copa do Mundo: guerra e rivalidade marcam última rodada do Grupo B

Com todas as seleções com chances de classificação, grupo terá clássico britânico e duelo entre inimigos geopolíticos EUA e Irã

Nicolau Ferraz/Metrópoles

Simon M Bruty / Colaborador/Getty Images


Com o fim da fase de grupos da Copa do Mundo chegando, a última rodada do grupo B promete ter um tempero a mais. Nesta terça-feira (29/11), a Inglaterra fará clássico contra País de Gales, enquanto EUA e Irã devem batalhar pela outra vaga nas oitavas em um jogo marcado por clima político tenso entre os dois países. Os dois jogos do Grupo B serão realizados simultaneamente às 16h (horário de Brasília), com transmissão em tempo real no Metrópoles.


Na partida entre os britânicos, a Inglaterra chega com amplo favoritismo. O English Team é líder do grupo, com quatro pontos e um saldo de gols bastante favorável, enquanto a seleção galesa demonstrou pouca capacidade técnica nos primeiros dois jogos e fez apenas um ponto.


Além disso, a rivalidade entre os dois países pode pesar o confronto. Inglaterra e País de Gales fazem parte do Reino Unido e possuem uma rivalidade local forte em todos os esportes. O capitão inglês Harry Kane, artilheiro da última Copa, tem um motivo a mais para tentar marcar seu primeiro gol no Catar.


Já Irã x EUA, dois países que registram tensão geopolítica e um histórico de guerra, é uma partida que promete tensão também por fatores esportivos: as duas equipes chegam na última rodada com três e dois pontos, respectivamente, e já tendo enfrentado a favorita Inglaterra. Ou seja, o sonho da classificação está vivo.


Além disso, os jogadores iranianos tem se pronunciado com frequência durante a Copa do Mundo sobre a situação pela qual o país passa, e alguns tem evitado até cantar o hino nacional. O protesto envolve as manifestações no país contra a morte de Mahsa Amini.


Inglaterra e País de Gales se enfrentam no Estádio Ahmed Bin Ali, enquanto Irã e EUA jogam no Al Thumama.

0 comentário
bottom of page