Agricultura sustentável ganha força na RMC com programas inovadores do Estado

Os produtores estão recebendo informações sobre novas tecnologias de cultivo graças a uma parceria firmada entre Sanepar, Fundação O Boticário, Invest Paraná e IDR-Paraná. Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, morangos semi-hidropônicos e microorganismos "on farm" estão entre as novidades.

Agricultura sustentável e inovadora ganha força com programas no Estado na RMC Foto: IDR

Três propriedades localizadas na Bacia do rio Miringuava, em São José dos Pinhais, receberam visitantes nesta quarta-feira (23) para um dia de campo promovido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Água, que aconteceu nesta semana, e teve como objetivo mostrar práticas aplicadas pelos produtores que resultam em uma agricultura mais sustentável, diminuindo os riscos de contaminação dos recursos hídricos.

Os produtores estão recebendo informações sobre novas tecnologias de cultivo graças a uma parceria firmada entre Sanepar, Fundação O Boticário, Invest Paraná e IDR-Paraná. O trabalho ganha relevância porque a região conta com uma estação de captação de água, o que exige mais cuidado com o meio ambiente.

Durante o Dia de Campo os visitantes conheceram três das 30 Unidades de Referência do projeto e que têm o acompanhamento dos extensionistas do IDR-Paraná. Na primeira delas o produtor João Zielinski mostrou as vantagens do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Ao manter a área de cultivo coberta com palhada, o agricultor aumenta a infiltração de água e também diminui a incidência de doenças do solo.


</