Dia de Campo aborda pecuária leiteira

Durante evento, foram entregues equipamentos e maquinários para produtores que integram três associações de bairros

A Emater de Santo Antônio da Platina em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), e a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Platina promoveu na sexta-feira, 28, o Dia de Campo sobre o desenvolvimento da bovinocultura de leite no Norte Pioneiro. O evento foi realizado na propriedade do produtor Ezequiel Tomaz de Oliveira, localizado no bairro dos Gloria, e abordou temas como Técnicas de Preparo e Qualidade da Silagem de Milho e Napier. Também foi debatida a Organização das Comunidades para Utilização de Maquinários e Equipamentos.
A propriedade de Ezequiel é considerada referência em empreendedorismo e tecnologia, uma vez que com investimentos obtidos através do Pronaf – tanto na melhoria genética dos animais, como na alimentação e infraestrutura para a produção de leite com qualidade -a produção saltou em três anos, de 50 litros de leite por dia para 870, com o acompanhamento dos técnicos da Emater local.
A produção do leite não aumentou sozinha. Com ela, também aumentaram a qualidade do produto e a rentabilidade da família. Segundo os técnicos da Emater, os investimentos na qualidade geraram outras vantagens, como um maior interesse dos laticínios, que melhoraram os preços pagos pelo produto, além de contribuir para que a população consuma um leite mais sadio. Hoje, Ezequiel e a família comercializamo leite a R$1,10 por litro, o que resulta uma renda bruta mensal de R$ 28 mil.
Produção de Santo Antônio da Platina
As propriedades de leite de Santo Antônio da Platina produzem atualmente cerca de 45 mil litros de leite por dia. A meta das entidades envolvidas no projeto é chegar no máximo em 5 anos, a 100 mil litros de leite por dia.
Eventos como o Dia de Campo são voltados à capacitação dos produtores da região, uma vez que vários já foram realizados em diversos municípios.
No evento de sexta-feira, foram entregues aos produtores um trator, uma ensiladeira, uma Grade Aradora, uma Carreta e um Resfriador de Leite com capacidade de mil litros para uso comunitário dos Agricultores Familiares que integram as associações da Comunidade dos Glórias, do Ribeirão Bonito Um, e dos Bairros São Roque Albanos e Amigos.
Os maquinários e equipamentos fazem parte do projeto de desenvolvimento da bovinocultura de leite da região, que está sendo beneficiado com uma Emenda Parlamentar do ex-deputado federal Abelardo Lupion.
Prestigiaram o Dia de Campo no bairro dos Gloria, além dos técnicos da Emater, o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Domingos de Souza, o gerente regional da Emater,Maurício Castro Alves, o Chefe do Núcleo Regional da SEAB em Jacarezinho, Fernando Emmanoel Gonçalves Vieira, a secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eliani Simões, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Carlos da Silva.

Comentários

FONTEGladys Santoro/Emater
COMPARTILHE