Bicarbonato de sódio é um santo na limpeza: conheça suas ‘1.001 utilidades’

Barato e um poderoso aliado na limpeza doméstica

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um composto cristalino, solúvel em água e com sabor alcalino. Versátil, é utilizado como fermento, antiácido e na fabricação de extintores. Nas receitas caseiras, figura ainda como ingrediente para dezenas de misturinhas que prometem eliminar o mau cheiro da geladeira, clarear tecidos elimpar a máquina de lavar roupas, entre outros. O UOL Casa e Decoração consultou o biomédico Roberto M. Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, e aponta alguns usos bem interessantes para deixar sua casa mais limpa e salubre usando esse pozinho milagroso. Veja!

Bicarbonato “bom de briga”

getty Images

getty Images

Elimina o mofo

Para limpar áreas mofadas use uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de um colher de sopa para cada litro. Borrife sobre a superfície, deixando agir por alguns minutos e esfregue. Mas atenção! A solução não é indicada para itens delicados e muito suscetíveis à umidade.
Getty Images

Getty Images

Limpa a prata

A prataria da vovó está escurecida? Para limpá-la combine, aproximadamente, um litro de água em temperatura ambiente, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em um recipiente. Adicione um pedacinho de papel alumínio e mergulhe o objeto de prata nessa solução.
Getty Images

Getty Images

Higieniza a garrafa térmica

Não sabe como lavar o interior da garrafa térmica? Coloque água quente (o suficiente para preencher todo o recipiente) acrescida de uma (ou duas) colher(es) de sopa de bicarbonato de sódio (a quantidade vai depender do volume de líquido) dentro da garrafa e deixe em repouso por cerca de duas horas. Em seguida, enxágue bem, preferencialmente com água morna.
Getty Images

Getty Images

Limpa o aço inox

Utensílios e superfícies de aço inoxidável podem ficar mais bonitos e brilhantes com a aplicação de uma solução de bicarbonato de sódio. Dissolva uma colher de sopa do composto em um litro de água e aplique a mistura com um pano macio.
Getty Images

Getty Images

Remove giz de cera e canetinha

Se você tem criança em casa, provavelmente já passou pela experiência de ter riscos de canetinha hidrográfica ou giz de cera nas paredes. O bicarbonato simplifica a remoção dessas “intervenções artísticas”, basta aplicar a solução feita com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvida em cerca de meio litro de água morna. Molhe o lado áspero da esponja e esfregue a parte da parede que está suja.
Getty Images

Getty Images

Limpa pisos cerâmicos

O piso cerâmico ou os azulejos estão sujos e engordurados? Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio a um balde de água morna e aplique a solução com rodo e pano úmido ou um esfregão (mop) sobre a superfície. Na sequência, basta enxaguar.

Comentários

FONTEUol
COMPARTILHE