SRI atrai investimentos e fomenta novos negócios no Norte Pioneiro

Ações do Sistema Regional de Inovação têm como foco fomentar o desenvolvimento do território por meio do incentivo à tecnologia e inovação

Amanda de Santa – Assessoria Sebrae

Desde que um grupo formado por representantes de cinco municípios, entidades e empresários do norte pioneiro se uniu com o objetivo de realizar ações conjuntas focadas no desenvolvimento territorial por meio da inovação, o cenário tem apresentado oportunidades. As ações do Sistema Regional de Inovação (SRI) resultaram na atração de investimentos, criação de startups e parcerias, e ampliaram o alcance e a relevância do principal evento relacionado ao tema, a GeniusCon que, no ano passado, atraiu quase 5 mil visitantes.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, comemora os resultados positivos alcançados em 2018, entre eles o edital lançado em parceria com a Fundação Araucária para subsidiar projetos apresentados por startups da região. “Estamos com mais de 20 negócios, 11 deles foram contemplados pelo edital e estão formalizados”, conta. A formalização do SRI em associação foi outra conquista importante, pois o grupo começou a trabalhar para atrair patrocínios e parcerias nas ações e eventos.

Capello destaca ainda que os cinco municípios integrantes do sistema – Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina – aprovaram a Lei de Inovação, o que abre portas para investimentos. Também no ano passado foi promovido, pela primeira vez na região, o Startup Weekend, um evento de empreendedorismo prático que tem o objetivo de fomentar ideias de negócios. O consultor lembra que o Sebrae/PR e o SRI, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, capacitaram 40 professores e voluntários para replicar conteúdos relacionados à tecnologia e inovação nas escolas de ensino técnico.