Fila em UBS na madrugada causa revolta nas redes sociais

Os usuários reclamam do grande número de pessoas que precisam sair de madrugada para garantir uma ficha e conseguir atendimento na unidade

Imagem de fila na UBS Vila Ribeiro divulgada nas redes sociais causou polêmica CRÉDITO: Divulgação
Imagem de fila na UBS Vila Ribeiro divulgada nas redes sociais causou polêmica
CRÉDITO: Divulgação

A grande fila que se formou durante a madrugada de segunda-feira, 4, na Unidade Básica de Saúde (UBS), da Vila Ribeiro, em Santo Antônio da Platina, está viralizando nas redes sociais e causando revolta na população. Os usuários reclamam do grande número de pessoas que precisam sair de madrugada para garantir uma ficha e conseguir atendimento na unidade. Além disso, as publicações criticaram a postura do prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão (PHS), que disse em entrevista ao programa do repórter Juninho Queiroz, na Difusora FM, que a pasta da Saúde está 100%. Porém, os usuários discordam, pedindo mais atenção à comunidade platinense e em especial para a Vila Ribeiro – bairro mais populoso do município.

Por telefone, funcionários da unidade informaram que a distribuição de poucas fichas na segunda-feira, tratou-se de um caso atípico, afinal, naquele dia, a unidade contava com atendimento de apenas um médico na parte da tarde. Porém, no dia anterior, os funcionários justificaram que foi fixado um cartaz na fachada comunicando o problema aos usuários da UBS, assinalando que o atendimento foi normalizado e, atualmente, com cinco profissionais que prestam atendimento no local, tanto que nos últimos dois dias, segundo eles, teria ocorrido sobra ficha no local.

O posto inicia a distribuição de fichas às 6h da manhã, e pede para que os usuários não cheguem tão cedo para retirá-las, porque não serão entregues antes do horário informado e isso só causa mais transtornos. Ao todo são distribuídas 50 fichas por dia e há médicos atendendo nos períodos da manhã e tarde.

A UBS da Vila Ribeiro tem mais de 20 mil pessoas cadastradas em seu sistema. Por esta razão recebe diariamente grande demanda por atendimento médico.