Subgrupamento do Corpo de Bombeiros vai atender 22 municípios com população de 300 mil habitantes

Subgrupamento do Corpo de Bombeiros vai atender 22 municípios com população de 300 mil habitantes

Solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira na sede do Corpo de Bombeiros. CRÉDITO: Antônio de Picolli

Com a elevação da Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina a Subgrupamento de Bombeiros Independente (SBI), o Norte Pioneiro terá mais autonomia, agilidade e eficiência nos serviços prestados pela corporação que atenderá 22 municípios da região. A solenidade marcando o processo de transição histórico do Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (5) no quartel da corporação em Santo Antônio da Platina, que será sede do 3º SBI até a conclusão das obras de construção do novo quartel, que deve ficar pronto no prazo de 24 meses.

A solenidade contou com a presença de soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, autoridades políticas como o prefeito José da Silva Coelho Neto (PHS) e Mario Pereira (PSC) – de Ribeirão Claro, os vereadores José Jaime Mineiro e Flavinho Mayoki e do ex-vereador Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto. O coronel Edmilson de Barros representou a governadora Cida Borghetti no evento, e o ex-vereador Valdir do Foto discursou em nome do deputado estadual Pedro Lupion (DEM).

Um dos idealizadores do projeto para a implantação do SGBI em Santo Antônio da Platina, Valdir do Foto lembrou as etapas para a conquista do sonho que envolveu muitas pessoas na estrutura que irá beneficiar cerca de 300 mil habitantes do Norte Pioneiro. “Gostaria de agradecer a governadora Cida Borghetti, o deputado Pedro Lupion, o coronel Edmilson de Barros, o major Natal, os ex-comandantes do quartel platinense – tenentes Gregório (em memória) e Camilo, ao ex-deputado Reni Borsato, aos ex-prefeitos Flávio Mayorki e Pedro Claro e ao prefeito Zezão. Graças ao empenho de todas essas pessoas e outras não nominadas conquistamos o tão sonhado Subgrupamento Independente para a região”, disse Domingos.

O comandante do 3º GB de Londrina, major Ezequias de Paula Natal, disse que a demanda junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná pela instalação do Subgrupamento de Bombeiros Independente em Santo Antônio da Platina era antiga, e mobilizou várias lideranças que brigaram incansavelmente pelo projeto. “O sonho de conquistarmos o SGBI para o Norte Pioneiro só está se tornando realidade graças ao empenho do Governo do Estado, através do deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná Abelardo Lupion, e do ex-vereador Valdir do Foto, além tantas outras pessoas que colaboraram de uma forma ou de outra”, frisou o oficial.

O capitão Angelino José de Siqueira, que até então respondia pelo Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio irá comandar o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Santo Antônio da Platina.

Novo quartel

A construção do novo quartel está prevista para ser iniciada ainda este ano e deverá ficar pronta em 24 meses. A edificação com 2.163 m² será construída em uma área com mais de cinco mil metros quadrados e está orçada em R$ 9.404.383,13. A corporação será instalada no imóvel onde funcionava o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), na Vila São José, e contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa.