Saúde promove Exposição de Animais Peçonhentos e Vetores

O evento acontece até quinta-feira, 6, no Salão da Igreja Matriz, e deve receber cerca de 650 crianças da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria de Educação e a 19ª Regional de Saúde, deram início ontem, 3, à Exposição de Animais Peçonhentos e Vetores de Interesse à Saúde. O evento, acontece até a quinta-feira, 6, no Salão da Igreja Matriz, e deve receber cerca de 650 crianças da rede municipal de ensino. O objetivo é levar informações sobre os principais animais peçonhentos e vetores, como, por exemplo, os carrapatos, o mosquito barbeiro, o mosquito Aedes Aegypt e, em destaque na exposição, o escorpião.

Diante da infestação de escorpiões no Norte Pioneiro, a Saúde vê a necessidade da orientação e prevenção. A exposição consiste em uma pequena palestra sobre a parte teórica e depois as crianças podem conhecer os animais trazidos do Núcleo de Entomologia de Jacarezinho.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Tatiane Néspoli Cabrera, as crianças são o público alvo do evento. “Sabemos que elas são multiplicadoras de conhecimento. Em casa elas replicam aos pais, irmãos e amigos, as crianças são o nosso futuro”, disse a diretora.

A Saúde já elaborou também uma cartilha com orientações e prevenção contra o escorpião com intuito de evitar acidentes domésticos, e, com recomendações à população sobre cuidados especiais para evitar novos casos, tampando ralos, evitando acúmulo de entulho e colocando telas em janelas. Lembrando que existem predadores naturais do escorpião, como sapos, galinhas, corujas e seriemas.