Comitê Gestor faz balanço de ações em Jacarezinho

Uma das conquistas que dará grande visibilidade e repercussão é a implantação do novo Distrito Industrial

Prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (DEM) – Da Assessoria

Jacarezinho – O Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa, que no Município denomina-se Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial, realiza nesta quarta-feira, dia 5, sua penúltima reunião de 2018. Na oportunidade, será apresentado um balanço das ações desenvolvidas no decorrer do ano e os resultados que começam a aparecer de forma mais concreta.

“O Comitê trabalha para implantar a Lei Geral da Microempresa em Jacarezinho, e muitas das ações envolvem questões burocráticas como elaboração de leis, decretos regulamentadores. São ações fundamentais para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, mas que não dão visibilidade ao trabalho”, explica o coordenador do Comitê e secretário municipal do Comércio e Indústria, Homero Pavan Filho.

Uma das conquistas que dará grande visibilidade e repercussão é a implantação do novo Distrito Industrial de Jacarezinho, que acaba de receber o Licenciamento Ambiental para sua instalação (LI). Localizado em uma área nobre, às margens da BR-153, o Distrito Industrial 3 será implantado em 2019. “Elaboramos todos os projetos, desde o urbanístico, passando pelas redes de água e esgoto, galerias pluviais, acesso, pavimentação e sinalização viária, até a rede de distribuição de energia elétrica e iluminação pública”, assinala o Secretário.

Odemir Capello, gerente do escritório do Sebrae em Jacarezinho e membro do Comitê Gestor sugere que no espaço seja destinada uma área específica para a implantação de empresas dos ramos de alimentos e bebidas, setor que vem sendo trabalhado em toda a região devido à vocação das empresas existentes. “Estamos próximos a grandes centros consumidores, e temos facilidade de exportar devido à proximidade com modais de transporte”, constata. Para Capello, uma parte dos recursos obtidos com a venda dos lotes às empresas pode ser aplicada em um Fundo Municipal de Inovação Tecnológica e assim apoiar projetos que melhorem o desempenho das empresas. “A produtividade pode ser muito maior com o apoio a projetos inovadores que agreguem novas tecnologias”, destaca o consultor do Sebrae.

O prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio, Democratas), tem demonstrado grande interesse em projetos inovadores e avalia que a GeniusCon, outra iniciativa que conta com a participação decisiva do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial, é uma vitrine para Jacarezinho e todos os municípios do Norte Pioneiro. “Nós agradecemos muito aos participantes do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial, pois eles conferem às ações desenvolvidas pela Secretaria do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços a credibilidade e transparência necessários a projetos de médio e longo prazos. São ações que envolvem recursos públicos consideráveis, e por isso é sempre positivo o apoio de setores importantes da sociedade civil organizada”, finaliza o Prefeito.

Participam do Comitê Gestor, além de representantes do Município e Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial (ACIJA), Sindicato Rural, Sesc e Senac, Tecpar, Celepar, Correios, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, entre outras instituições. O Comitê reúne-se quinzenalmente e sempre que haja necessidade de reuniões extraordinárias.