Santo Antônio da Platina recebe Mostra de Arte Afro-brasileira

Ação é uma parceria do Sesi com a Universidade Estadual do Norte do Paraná

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Serviço Social da Indústria realizam, entre os dias 5 e 23 de novembro, a IV Mostra de Arte Afro-brasileira, nos municípios de Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Jacarezinho. As atividades são gratuitas e os inscritos receberão certificados de participação.

A Mostra será aberta nesta segunda-feira, 5 de novembro, no campus Luiz Meneghel (auditório Thomaz Nicoletti), em Bandeirantes. No cronograma está a exposição de artes visuais de diversos artistas paranaenses e paulistas; o espetáculo teatral “Por que não tem paquita preta?”, da Cia Selvática (Curitiba); e uma Oficina de Capoeira Angola, com o professor Pedro Jangada, do Centro de Capoeira Ouro Verde, de Serra Grande – Bahia.

Já na terça-feira, dia 6, as atividades ocorrerão nas dependências do Teatro Sesi de Santo Antônio da Platina. O evento terá início às 20h, com a abertura da exposição “Orum – Ayê”, do escultor André Reis, aluno da UENP (Campus de Jacarezinho). Na sequência, o grupo platinense Chorões da Madrugada vai enaltecer memoráveis composições do samba brasileiro em um animado show com entrada franca.

No dia 12 de novembro é o dia do Campus Universitário da UENP receber a programação da Mostra. Às 20h, o grupo de maracatu “Sementes de Angola”, de Londrina, abrirá o evento com um cortejo pelas dependências do Campus. Em seguida, ocorre a solenidade de abertura da exposição “Celebração Ancestral”, do artista plástico CACosta, da cidade de Ourinhos. Na sequência, a professora-doutora Maria Carolina, da UEL, proferirá a conferência intitulada “Literatura afro-brasileira em perspectiva”. Para finalizar, o evento contará com o show do Grupo Tons Afro (Ourinhos).

Dia 14 de novembro, o Campus de Jacarezinho também contará com atividades da Mostra. Nos Centros de Letras, Comunicação e Artes e Ciências Humanas e da Educação (CLCA/CCHE), o Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania abrirá o evento com roda de capoeira que será realizada a partir das 19h, na Praça da Ágora. Na sequência, dar-se-á a cerimônia de abertura da exposição coletiva “Poéticas da Negritude”, com declamação de poemas e atrações culturais. Na ocasião, a professora-doutora Maria Carolina (UEL) proferirá a conferência sobre literatura afro-brasileira, que será procedida da apresentação musical do Grupo Aruanda, de Jacarezinho. Após a realização das atividades nos campus da Universidade, a Mostra de artes visuais estará instalada no Museu Dom Ernesto de Paula, em Jacarezinho, de 19 a 30 de novembro.

A quarta edição da Mostra de Arte Afro-brasileira é uma parceria da Universidade Estadual do Norte do Paraná com o Serviço Social da Indústria. De acordo com a produção do evento, em tempos adversos a? promoção e a? realização de projetos e eventos culturais que focalizem as culturas negras no Brasil, sobretudo na região do Norte Pioneiro do Parana?, a programação completa da Mostra visa estimular a produc?a?o cultural de artistas – negros ou não – que apresentem, em suas obras, uma poética da negritude. O objetivo desta ação, portanto, é propiciar a toda a comunidade regional, um momento de reflexão sobre as relações étnico-raciais por meio de expressões estritamente artístico-culturais.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, ainda ressalta o crescimento da Mostra de Arte Afro-brasileira ao longo dos anos. “Nas edições passadas, a Mostra contemplava apenas artes visuais. Neste ano, com a entrada do Sesi como importante parceiro, conseguimos contemplar outras áreas artísticas como a música e também o teatro. Teremos, portanto, neste ano, atividades culturais diversificadas, em diversos formatos”, finaliza.

SERVIÇO

SESI CULTURA PARANÁ e UENP APRESENTAM:

IV Mostra de Arte Afro-brasileira UENP/Sesi

Data: 6 a 23 de novembro
Inscrições: https://goo.gl/FJbqkL

Valor: entrada franca

Classificação: livre

 

Programação em Santo Antônio da Platina

Show com o Grupo Chorões da Madrugada

Data: 6 de novembro
Hora: às 20h
Valor: entrada franca (sujeito a lotação)

 

Bate-papo com o artista André Reis

Data: 6 de novembro

Hora: às 20h

Valor: gratuito – inscrição antecipada (sujeito a lotação)

 

Exposição Orum – Ayê – André Reis

Período: de 6 a 13 de novembro
Horário de visitação: segunda a sexta – das 09h às 12h e das 14h às 18h
Para agendar visitação com escolas: (43) 3534 8154
Valor: gratuito