Cultivo de goiaba é destaque entre produtores do Balneário da Alemoa

Neste mesmo ano, vários produtores apostaram no cultivo do fruto e em 2018 já estão colhendo a segunda carga.

Produção de goiaba tem atraído produtores da Alemoa (Divulgação)

O sistema de produção da goiaba ‘coração vermelho’ foi apresentado para os produtores do Projeto Agricultura Familiar no Balneário da Alemoa em 2016. A partir do interesse deles, técnicos da Emater  analisaram o solo que foi diagnosticado como propício a produção do espécime. Neste mesmo ano, vários produtores apostaram no cultivo do fruto e em 2018 já estão colhendo a segunda carga.Marcos Francisco de Souza destinou uma parte, dos 10 alqueires de terra da sua propriedade no Balneário, para o plantio de 1.200 pés de goiaba em 2016. Já em 2017, o produtor colheu em torno 25 quilos por pé.

Segundo Marcos, a produção do primeiro ano foi satisfatória. “Seguimos todas as orientações dos técnicos e a nossa primeira produção foi além das nossas expectativas”, disse. Em julho de 2018, o produtor já está colhendo a segunda produção que deverá chegar a marca de 45 quilos por árvore. “A cada produção efetuamos as podas das arvores no momento certo e a tendência, com esse processo, é cada vez mais aumentar a produtividade. É possível que possamos chegar a produzir até 100 quilos de goiaba por pé”, destaca Marcos.

Segundo Adriano de Souza –  um dos grandes incentivadores para a introdução do cultivo do fruto no Balneário – afirma que a nova cultura vem atraindo outros interessados. “Temos outros produtores que estão se preparando para iniciar a atividade, principalmente os inscritos no Programa da Agricultura Familiar”, destacou.

Os produtores de goiaba inseridos no Programa Agricultura Familiar, inscritos no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) podem conseguir  até R$ 20 mil  por ano do produto para o programa, que é destinado para complementar à merenda escolar de escolas estaduais de vários municípios da região. O excedente da produção é encaminhado para as centrais de distribuição.