Projeto prevê política de mobilidade para bicicletas

Visando mais segurança no trânsito, o deputado estadual Evandro Junior criou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta.

Deputado Evandro Júnior quer mais harmonia no trânsito Foto: Divulgação

Em dez anos (entre 2008 e 2017), mais de 11.500 internações hospitalares por conta de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas foram contabilizadas no Estado do Paraná, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde. Visando mais segurança no trânsito, o deputado estadual Evandro Junior criou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta.

Antes de ir a plenário, o projeto passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Evandro Junior ressalta que é urgente no Estado promover, além de mais segurança aos ciclistas, democracia do espaço urbano, redução de poluentes ao meio ambiente e qualidade de vida por meio da prática esportiva.

O projeto objetiva criar uma cultura de estímulo ao uso da bicicleta nos espaços urbanos de modo que o ciclista possa se sentir confiante para transformar a bicicleta em um verdadeiro meio de transporte.

“Quem pratica a bike como esporte já sabe o quanto a atividade física é benéfica. Imagine, então, poder juntar isso à rotina do dia a dia no deslocamento entre casa, trabalho e estudo?”, considera o deputado estadual.

Para que a proposta de Evandro Junior se torne realidade no Estado, é preciso pensar na infraestrutura das cidades. De acordo com o projeto de lei, caberá, portanto, ao Poder Executivo, por intermédio de secretarias estaduais, a implementação e a coordenação da Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta.

“Ciclomobilidade envolve lazer, turismo e esporte. O ciclista ganha mais saúde e ainda economiza combustível, e as cidades ganham com menos carros nas ruas e menos poluição. Mas o ciclista ainda tem receio de encarar o trânsito das cidades. Uma política voltada para a mobilidade das bicicletas tem que estimular a conscientização de todos os motoristas, motociclistas e pedestres”, afirma Evandro Junior.

Harmonia no trânsito
Apoiador e adepto à prática esportiva, o deputado Evandro Junior tem pensado em projetos para o Estado que estimulem sempre qualidade de vida e mais harmonia no trânsito entre todos os agentes, incluindo os ciclistas.

A ideia para uma Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta surgiu após uma audiência pública proposta pelo deputado, em parceria com o vereador de Curitiba Goura Naraj, e que contou com a participação da população e de várias entidades.

“A bicicleta cumpre um papel de mobilidade sustentável, e vários países do mundo já entenderam isso. O Paraná também deve ter esta preocupação, que começa a se fazer urgente levando em conta, principalmente, os desafios de locomoção nos perímetros urbanos”, conclui Evandro Junior.