Mulheres do Café do Norte Pioneiro participam do 6º Encontro em Tomazina

Para fortalecer a atuação das cafeicultoras, o SENAR-PR participou do 6º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, evento promovido pela Emater de Tomazina

Senar participou do encontro das Mulheres do Café para ouvir as demandas Foto: Divulgação

Não é de hoje que as mulheres vêm se destacando na produção de cafés especiais. No último Concurso Café Qualidade Paraná, de 2017, cinco cafeicultoras da região do Norte Pioneiro do Paraná ocuparam os primeiros lugares na categoria micro lote natural. A sensibilidade e a delicadeza femininas são atributos estratégicos para a produção de cafés especiais, cujos coleta de grãos é feita manualmente. Para fortalecer a atuação das cafeicultoras, o SENAR-PR participou do 6º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, evento promovido pela Emater na última terça-feira, 8 de maio, em Tomazina. Na ocasião a técnica do SENAR-PR, Jéssica D’ângelo verificou quais as demandas do grupo de produtoras, para que a instituição possa oferecer treinamentos voltados a estas necessidades. “Uma das dificuldades desse grupo é a operação de máquinas beneficiadoras de café”, observa.

Outra demanda das produtoras diz respeito a treinamentos para negociação e comercialização da produção. “Esse tipo de evento é importante, não só pela questão econômica, mas também social, uma vez que a mulher está cada vez mais assumindo a gestão das propriedades”, avalia Jéssica. Segundo ela, o SENAR-PR realizou várias capacitações para este grupo de produtoras propiciando a produção de um café de qualidade.

Durante o encontro também foi apresentado o trabalho da Aliança Internacional das Mulheres do Café, da qual faz parte o subcapítulo “Norte Pioneiro do Paraná”.  Também foram apresentados projetos de empresas voltados à produção feminina de café.