Prova para habilitação náutica será o sábado em Siqueira Campos

Serão 40 questões com 20 acertos. Se aprovado, o aluno recebe a Arrais com validade para 10 anos.

Alunos tiveram curso para obter Arrais - (Divulgação)

A prova para os interessados em obter habilitação náutica- Arrais –está marcada para o sábado, dia 14, em Siqueira Campos, e será aplicada pela Delegacia Fluvial da Marinha. Serão 40 questões com 20 acertos. Se aprovado, o aluno recebe a Arrais com validade para 10 anos.

Para preparar os interessados, profissionais da Escola de Arrais M&M e Despachante Náutico de Cianorte estiveram em março no Balneário da Alemoa, em Siqueira Campos, para oferecer aulas. Ao todo, 22 alunos participaram do curso, entre eles pescadores amadores, profissionais e amantes da pesca.

A aula prática foi o primeiro passo para o credenciamento dos alunos que irão participar de prova teórica aplicada pela Marinha Brasileira, órgão responsável por emitir o documento oficial. Na categoria Amador os alunos aprovados poderão conduzir embarcações de até 12 metros e moto aquática (Jet ski).

A M&M, uma das mais conceituadas escolas náuticas do Paraná – montou base provisória no Balneário da Alemoa, com uma lancha e um Jet Ski, para melhor atender seus alunos. Estiveram presentes os instrutores prático e teórico Dorival W. E. Mortean e o Coronel Dorival Mortean.

Todos os alunos antes da aula prática participaram de uma preleção que durou aproximadamente 3 horas. Na sequencia os participantes foram para a água onde, acompanhados pelo instrutor Dorival, aprenderam sobre noções básicas de navegação conduzindo a lancha escola. Para 6 alunos que optaram por habilitação de barco e Jet Ski os procedimentos foram os mesmos.