Cerca de 250 pessoas participam de corrida realizada pelo NUMAPE

Largada da corrida e caminhada "Mulheres na Política" foi realizada em frente ao prédio da Direito em Jacarezinho

O Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, no sábado, 10 de março, a “1ª Corrida e Caminhada Mulheres na Política”. A prova, que aconteceu em Jacarezinho, reuniu cerca de 300 participantes, dentre mulheres, homens e crianças. A corrida, que arrecadou cerca de 150kg de alimentos não perecíveis, foi realizada em prol à Comunidade Feminina de Assistência às Dependentes de Drogas de Jacarezinho (COFADD).

Dentre os atletas, Alexsander Tofoli, do município de Ribeirão Claro; e Najara Alves, de Jacarezinho, foram os campeões das provas masculina e feminina, respectivamente. O segundo e o terceiro lugares da prova masculina foram os atletas Gilberto, de Cambará; e Fernando Felipe Caldeira, de Jacarezinho. Na modalidade feminina, as atletas de Jacarezinho Maria Julia Marcelino Queiroz e Karina Maria completaram a corrida em segundo e terceiro lugares.

A corrida teve como objetivo principal a propagação das conquistas femininas, o fomento à participação das mulheres na política, bem como a ampla divulgação das atividades desenvolvidas pelo NUMAPE para a comunidade jacarezinhense, a fim de que as mulheres da cidade tomassem conhecimento do trabalho realizado pelo núcleo, recém-inaugurado na Universidade.

Todos os participantes do evento receberam medalha de participação, e os primeiros colocados da corrida, foram premiados com troféus. Houve ainda sorteios de brindes para os inscritos.

O Numape contou com apoio para realização da Corrida e Caminhada do curso de Educação Física da UENP, da Atlética da Direito, da Câmara da Mulher Empreendedora de Jacarezinho, da OAB, do Auto Posto Jacaré, das lojas Milênio Calçados, Laços e Laçarotes, EvaPérico, Loja VP, Terra e Sol, Kika Calçados, Floricultura Casa Verde, Vanguarda, Tudo Belo Artesanato, Jubileu, das farmácias e clínicas Farmavida, Farmácia Luiza, Farma Flora, Cardioclínica e Equilíbrio Fisioterapia.

Numape

O Núcleo Maria da Penha (Numape/UENP) é um projeto de extensão vinculado ao programa Universidade Sem Fronteiras da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O Núcleo multidisciplinar tem por objetivo fornecer suporte e orientação jurídica gratuitos, bem como auxílio psicológico, a mulheres em situação de violência doméstica.

O novo projeto, iniciado em janeiro deste ano, além de trabalhar com mulheres em situação de violência, contará ainda com o viés social, promovendo atividades feministas de prevenção à violência doméstica voltadas para a comunidade jacarezinhense. O projeto atenderá também a crianças numa dimensão preventiva.