Número de paranaenses inadimplentes cai em dezembro

O levantamento mostra que o número de paranaenses negativados caiu 1,77% em dezembro na comparação com novembro.

Foto: Divulgação

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) divulgou nesta quarta-feira (24) que a inadimplência no estado registrou queda no mês de dezembro. Os dados foram divulgados por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento mostra que o número de paranaenses negativados caiu 1,77% em dezembro na comparação com novembro.

“Os meses de dezembro sazonalmente registram queda no número de inadimplentes”, explica o vice-presidente da Faciap para a BCF, Claudenir Machado. Isso porque é um período em que as pessoas aproveitam para pagar dívidas, já que recebem o décimo terceiro e bonificações de final de ano.

Segundo o vice-presidente da Faciap, os gastos de início de ano com material escolar, IPVA e IPTU, devem começar a refletir nos dados a partir de março. “As dívidas feitas para pagar as compras de Natal e Ano Novo e os gastos de início do ano, devem influenciar os dados de fevereiro ou março, em que tradicionalmente a inadimplência volta a crescer”, afirma Claudenir Machado.

Dívidas

O Paraná registrou redução de 6,19% no número de dívidas em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número segue caindo pelo 20º mês consecutivo. Do total de dívidas no Paraná, 43,97% são devidas a bancos; 23,33% ao comércio; 18,89% ao setor de comunicação, o que inclui internet e telefonia; e 2,52% são referentes a água e luz.