Homem surta e mobiliza PM em Santo Antônio da Platina

Os funcionários da unidade conseguiram deixar o imóvel no momento em que Pereira se dirigiu à cozinha para pegar uma faca.

Foto: Júnior Queiróz

Everson da Silva Pereira, 28, mobilizou várias equipes da Polícia Miliar e socorristas do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na tarde desta quinta-feira (11), após ter um surto psicótico no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Santo Antônio da Platina.

De acordo com funcionários da unidade, Pereira é morador na Vila Ribeiro e sofre de transtorno bipolar e esquizofrenia. Ele é acompanhado por profissionais da Saúde há 12 anos, e jamais havia apresentado comportamento agressivo. Contudo, no início da tarde desta quinta-feira, ao procurar atendimento no Caps, o paciente surtou e começou a depredar o local.

Os funcionários da unidade conseguiram deixar o imóvel no momento em que Pereira se dirigiu à cozinha para pegar uma faca. Descontrolado, ele continuou a depredar o prédio público, que foi cercado e isolado pela Polícia Militar após informações de que um homem mantinha uma enfermeira refém no endereço.

Os policiais tentaram convencer Pereira a se entregar, mas as negociações não evoluíram e ele precisou ser imobilizado. Depois de ser algemado e amarrado em uma maca, o paciente foi levado de ambulância ao Pronto Socorro, escoltado pela PM.

Questionada por profissionais da imprensa, a secretária municipal de Saúde, Ana Cristina Micó, informou que Pereira seria medicado no Pronto Socorro e depois transferido para uma clínica especializada.

A mobilização atraiu a atenção de quem passava pelo local. Dezenas de pessoas se aglomeraram em frente ao local para acompanhar o desfecho do caso, que terminou sem registro de feridos.