Rajadas de vento chegam a 102 km/h no Oeste do Paraná

Boletim divulgado pela Defesa Civil mostra que os temporais e vendavais afetaram 496 pessoas em nove municípios.

A frente fria que avança pelo Paraná nesta quinta-feira (19) está provocando chuvas e vendavais em todo o Estado. Em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, 78 casas foram danificadas pelas rajadas de vento, afetando 390 pessoas. Pato Branco, 19/10/2017. Foto: Helmuth Kühl/Diário do Sudoeste

A frente fria que avança pelo Paraná nesta quinta-feira (19) está provocando chuvas e vendavais em todo o Estado. Pela manhã, rajadas de vento chegaram a 100 km/h em Santa Helena e a 102 km/h em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste. Em Curitiba, os ventos chegaram a 70 km/h no início da tarde, derrubando galhos e árvores em diversos bairros da capital.

O boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil às 16h22 mostra que os temporais e vendavais afetaram 496 pessoas em nove municípios. Em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, 78 casas foram danificadas pelas rajadas de vento, afetando 390 pessoas. Duas pessoas estão desalojadas e 75 foram afetadas pelos vendavais em Matelândia, no Oeste, onde dez casas foram danificadas.

Os outros municípios atingidos foram Céu Azul, Mercedes, Pato Bragado, Ponta Grossa, Santa Izabel do Oeste, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

ALERTA – O volume de chuvas também foi alto e atingiu 38 milímetros no município de Toledo, no Oeste. O Simepar mantém o alerta meteorológico para esta tarde, especialmente no Centro, Norte, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.

A previsão do Instituto é que os temporais continuem até o domingo (22). Na segunda-feira (23) as chuvas cessam, mas as temperaturas caem. A previsão é de mínimas de 5ºC em Guarapuava, 8ºC em Cascavel e 10°C em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, as temperaturas devem variar de 12°C e 20ºC no início da próxima semana.