Projeto aumenta qualidade e produtividade do leite no Norte Pioneiro

Em dois municípios da região

Foto: Imagem ilustrativa

Pequenos produtores de leite de Carlópolis e Siqueira Campos estão recebendo o acompanhamento do Sebrae/PR por meio do Projeto de Atendimento aos Produtores Rurais de Leite. A iniciativa acontece em parceria com as prefeituras de ambos os municípios e tem como foco a melhoria da qualidade e produtividade do leite.

Em Carlópolis e Siqueira Campos, 31 produtores são acompanhados pelo projeto, que prevê atendimento com consultoria tecnológica através de técnicas para ajustar os manejos fundamentais para uma boa produção de leite, aplicação e acompanhamento de plano de trabalho individual, plano de atividades preventivas, diagnóstico de gestação, entre outros aspectos relativos a qualidade e sanidade.

Conforme o consultor do Sebrae/PR, Matheus Honório Poleto, o projeto favorece o pequeno produtor com ações técnicas para gerar mais resultados na atividade. “Estamos contribuindo com o pequeno produtor, juntamente com as prefeituras, pois muitos não teriam condições de ter acompanhamento em suas propriedades e o projeto viabiliza o acesso”, afirma.

É necessário esse alinhamento dentro das propriedades com a visita de médicos veterinários e zootecnistas. A melhora na produtividade reduz o custo da produção, o que é bastante positivo, pois a maioria tem na pecuária leiteira a principal fonte de renda”

Em Carlópolis, o técnico em Agropecuária, Lourival Aparecido Correia da Silva, diz acreditar que o projeto vai ajudar os produtores a ajustar questões técnicas relativas à produção, com a retomada da medição do leite, acompanhamento da pesagem das bezerras, entre outros. “É necessário esse alinhamento dentro das propriedades com a visita de médicos veterinários e zootecnistas. A melhora na produtividade reduz o custo da produção, o que é bastante positivo, pois a maioria tem na pecuária leiteira a principal fonte de renda”, completa.

A iniciativa é considerada produtiva e inovadora para a médica veterinária Layla Velasco, do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Siqueira Campos. “Está sendo feito um levantamento geral das propriedades, com protocolo prático a ser seguido e com linguagem simples. A recepção foi muito boa pelos produtores”, acrescenta. Para ela, o projeto é completo e abrange aspectos importantes como o manejo do rebanho, nutrição, reprodução, sanidade animal e qualificação dos pecuaristas.