Campus Luiz Meneghel realiza plantio de 4500 mudas de árvores

O projeto em ação é parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente.

Integrantes do projeto Revitamon - Plante Verde 2017 (Divulgação)

O Campus Luiz Meneghel (CLM) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com a Transportadora Matão, de Andirá, a Unimed Norte Pioneiro e a Monsanto, realizaram o plantio de 4500 mudas de árvores do Projeto Revitamon – Plante Verde 2017. O projeto em ação é parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente.

As mudas foram doadas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e estão sendo plantadas nas áreas de nascentes, como parte de um projeto de restauração desses locais; na área do Campus destinada às atividades da Equoterapia; nos limites da Fazenda Escola; no pasto dos bovinos e ovinos, além de áreas externas.

De acordo com o diretor do CLM, Ederson Marcos Sgarbi, o Campus está engajado no projeto de restauração das áreas de nascentes e colaborando com a preservação do meio ambiente. “Este é mais um dos projetos importantes que o Campus participa, demonstrando assim uma preocupação enorme com o meio ambiente e com as gerações futuras”, destaca Sgarbi. “Pretendemos continuar com as parcerias e com o plantio de árvores nos próximos anos, pois isso trará uma melhoria na qualidade ambiental do Campus e dessa região”, finaliza o diretor.

Apoio – O projeto de arborização realizado no Campus Luiz Meneghel é parte de um trabalho maior criado por um dos apoiadores da ação em Bandeirantes. A Monsanto, cliente da transportadora Matão, de Andirá, criou o projeto Revitamon, que visa reduzir o impacto causado pela emissão de dióxido de carbono “CO2”, gerado pelos veículos utilizados no transporte dos produtos Monsanto.

Conforme destaca a diretoria da empresa, trata-se de um programa voluntário, por meio do qual a Transportadora Matão viu a oportunidade de assumir sua responsabilidade com o meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais causados pelos gases poluentes emitidos durante o transporte. “As árvores neutralizam ou sequestram o carbono e outros gases emitidos pelos caminhões. O plantio de árvores muda o ambiente a sua volta, são refúgio para fauna, reduzem a erosão, ou seja, um rico legado para futuras gerações”, ressalta, em nota, a transportadora.

A Transportadora Matão está nesse projeto de Sustentabilidade desde 2009. “Como parceiras (Matão/Monsanto), já plantamos um total de 13 mil mudas nestes últimos anos. Plantamos árvores frutíferas em creches, árvores nativas da mata atlântica, árvores para recuperação de matas ciliares e reflorestamento de manancial”, destaca a diretoria da empresa.