UEPG é listada entre as melhores universidades do mundo

A publicação britânica Times Higher Education elenca as mil melhores instituições de ensino superior do planeta.

UEPG - Laboratórios Multiuso para atendimento de pesquisas. Ponta Grossa, 08-08-17. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre as 21 universidades brasileiras posicionadas entre as 1.000 melhores instituições de ensino superior do mundo. O ranking divulgado nesta terça-feira (5) pela publicação britânica Times Higher Education (THE) elenca as melhores instituições em 77 países. O World Unversity Ranking 2018 coloca a UEPG pela primeira vez na lista. A universidade ficou classificada no grupo de instituições entre a 801ª e a 1000ª posições.

De acordo com a publicação, foram ranqueadas as 1.000 principais universidades do planeta, sendo a maior relação do gênero já publicada. As instituições são avaliadas em seus principais indicadores: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Segundo a THE, o top 1.000 representa 5% das 20 mil instituições de ensino superior do mundo.

A Universidade de São Paulo (USP) segue como a primeira instituição do Brasil, em um grupo que está entre 251 e 300 melhores universidades. Após a posição nº 200, o ranking deixa de considerar as instituições de forma unitária e passa a considerá-las por grupos. A Universidade de Oxford é a primeira do ranking global, seguida da Universidade de Cambridge.

De acordo com o World University Ranking, no quesito citações de artigos científicos, a UEPG obteve pontuação 13,2; em transferência de tecnologia, 31,7; em perfil internacional, 15,5; em pesquisa, 17,8; e em ensino, 20,1. No computo geral, a instituição obteve índice 21,4. Em suas estatísticas, o ranking ainda destaca informações sobre as instituições, número de estudantes, percentual de estrangeiros e número de bolsistas.

AMÉRICA LATINA – Em julho deste ano, a THE publicou o ranking de universidades da América Latina, colocando a UEPG entre as 70 melhores do continente. De acordo com a publicação, no quesito citações de artigos científicos, a UEPG obteve pontuação 38,7; em transferência de tecnologia, 34,8; no perfil internacional, 19,1; em pesquisa, 38,5; e em ensino, 32,2. No computo geral, a nota da instituição ficou em 30,9, entre a 61ª e 70ª colocação.

Publicado pela primeira vez em 2017, o Ranking THE da América Latina relacionou 81 instituições. Dessas 32 são universidades brasileiras; 15 do Chile; 13 do México; 11 da Colômbia; 3 da Venezuela; 2 da Argentina; 2 do Equador; e 1 da Costa Rica. No ano passado, foram relacionadas 50 instituições.

(BOX)

Confira a ista das 21 universidades brasileiras que estão no World University Rankings

1. Universidade de São Paulo
2. Universidade Estadual de Campinas
3. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
4. Universidade Federal do ABC (UFABC)
5. Universidade Federal de Itajubá
6. Universidade Federal de Minas Gerais
7. Universidade Federal do Rio de Janeiro
8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
10. Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
11. Universidade de Brasília
12. Universidade Federal do Ceará (UFC)
13. Universidade Federal de Pelotas
14. Universidade Federal de Pernambuco
15. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
16. Universidade Federal de Santa Catarina
17. Universidade Federal de São Carlos
18. Pontifícia Universidade Católica do Paraná
19. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
20. Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
21. Universidade Estadual de Ponta Grossa