Terceira etapa de vacinação contra a dengue tem boa aceitação

A vacina é destina a um público de 15 a 27 anos.

Dia D da campanha de vacinação contra a Dengue. Maringa/04/03/2017 Foto: Venilton Küchler

Desde a semana passada, os moradores de Cambará que já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina contra a dengue estão tendo a oportunidade de completar ou dar continuidade no ciclo. A campanha vai até o dia 27 de outubro, mas segundo o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, Ronaldo Trevisan, desta vez, a aceitação está sendo bem maior. “Na primeira etapa tivemos muita resistência. Depois, as doses subsequentes foram destinadas a apenas quem já havia tomado a primeira. Para fazer o efeito desejado é preciso tomar as três doses. Cada uma acontece em um espaço de seis meses da outra, portanto, quem já se vacinou não tem motivo para não aceitar as demais doses”, disse explicando que não houve reclamações de reações. “Apenas em alguns casos, surgiram algumas queixas de dor leve no local da injeção, o que é natural, apesar da agulha ser bem pequena”, avisou.

Trevisan explicou que existem duas metas a serem atingidas em Cambará. A das pessoas que tomaram a primeira vacina em março e agora devem tomar a segunda, e das pessoas que vão participar da última etapa. Quem não tomou nenhuma não pode mais participar da campanha, porque daqui a seis meses será oferecida a vacina para os que já tomaram duas vezes e precisam completar o ciclo.

A vacina é destina a um público de 15 a 27 anos.

A meta para quem vai tomar a segunda dose é de 1.863 pessoas. Até ontem, 221 já haviam sido imunizadas, o que dá um índice de 11,86%.

Para a terceira e última etapa, estão relacionadas 2.105 pessoas. Desse público, 423 já tomaram a vacina e encerram o ciclo. O índice até ontem era de 20,10%.

Para Trevisan, é importante que as pessoas não deixem para se vacinar nos últimos dias. “Todas as seis Unidades Básicas de Saúde da cidade estão aplicando a vacina contra a dengue das 7h às 17 horas diariamente. Também há equipe volante, que vai nas gr terceira e última etapa, estão relacionadas  2.105 pessoas. andes empresas e até no Tiro de Guerra, para vacinar o público alvo”, contou.