Saúde mobiliza Estado para nova vacinação contra a dengue

A campanha está marcada para começar no dia 20 de setembro

Foto: Divulgação SESA

Governo do Estado organizou eventos nas regiões do Paraná para o início da terceira etapa da vacinação contra a dengue. A programação foi dividida em dois momentos: a capacitação para profissionais de saúde e o esclarecimento de dúvidas da população. A campanha está marcada para começar no dia 20 de setembro.

Os eventos ocorreram em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá desde o dia 25 de agosto. “Já aplicamos mais de 450 mil doses da vacina no Estado, entre primeira e segunda fase da campanha. A meta agora é vacinar 100% das pessoas que tomaram a primeira e a segunda dose e para isso contamos com o apoio e a mobilização de todos”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. No total, foram 1,7 mil participantes entre profissionais da área e população em geral.
Paranaguá, por exemplo, recebeu as palestras nesta quinta e sexta-feira (31 e 1°). “Estamos realizando monitoramentos mensais no município e, infelizmente, ainda identificamos constantemente a presença do mosquito em nossa região. O vetor ainda está por aqui e os cuidados precisam continuar. Vamos nos empenhar ainda mais para vacinar o maior número de pessoas e proteger a saúde da população”, destaca a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

MOBILIZAÇÃO – Todo o trabalho acontece em parceria com outras instituições como Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia; Associação Médica do Paraná; Federação Unimed Paraná; Rotary Club; Conselhos municipais e estadual de Saúde, empresas, escolas, além das prefeituras.

A Secretaria municipal de Saúde de Paranaguá está envolvida na missão de vacinar 64 mil pessoas na cidade durante o período de 20 de setembro a 27 de outubro. No Paraná, o público a ser vacinado chega a quase 300 mil pessoas.

“Estamos juntos ao Governo do Estado nesta batalha contra a dengue e reconhecemos que a vacina é uma importante ferramenta neste combate, e é isso que a população precisa entender. Fizemos uma ótima campanha na segunda etapa e esperamos fazer uma terceira etapa ainda melhor em nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Saúde e Prevenção de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira.

POPULAÇÃO – O segundo dia da programação foi destinado à população. A agente de Endemias de Paranaguá, Palmira Paiffer, teve todas as dúvidas sanadas. “Saio daqui com muito mais conhecimento. As apresentações foram esclarecedoras e, para mim, não restaram dúvidas. Agora me sinto preparada para responder aos questionamentos da população do município”, diz.

“Vi diversos segmentos da sociedade representados aqui hoje. Nós, que somos escoteiros e estamos nas ruas fazendo ações sociais, sabemos o quanto este tipo de encontro é importante. Já entrei em contato com a Regional de Saúde para organizar uma estratégia que envolva o nosso grupo e ajudar na abordagem das pessoas”, comenta Liziana Rodrigues do Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita.

O presidente do Conselho de Saúde de Paranaguá, José Dougiva, também participou do evento, e afirmou que não quer que a população sofra com a dengue como já sofreu em anos anteriores, “mas as ações do poder público não são suficientes sem a colaboração do povo, e com povo informado fica bem mais fácil”, diz.

CAMPANHA – A terceira etapa da vacinação contra a dengue no Paraná acontece de 20 de setembro a 27 de outubro. Duas grandes mobilizações (dias D) acontecerão em 20 de setembro e 21 de outubro, datas em que as unidades de saúde funcionarão em horário especial e equipes volantes vão vacinar em diversos pontos da cidade para facilitar o acesso da população.

Os municípios e o público-alvo da campanha são os mesmos da primeira e segunda etapas. Para garantir a resposta imunológica adequada são necessárias três doses da vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave. Desta vez, deve retornar à Unidade de Saúde quem já tomou a primeira ou a segunda dose. Nesta etapa não serão aplicadas primeiras doses.

Confira os municípios que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná:
De 9 a 44 anos
Paranaguá
Assaí

De 15 a 27 anos
Foz do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Boa Vista da Aparecida
Tapira
Cruzeiro do Sul
Santa Isabel do Ivaí
Iguaraçu
Mandaguari
Marialva
Maringá
Munhoz de Mello
Paiçandu
Santa Fé
São Jorge do Ivaí
Sarandi
Bela Vista do Paraíso
Cambé
Ibiporã
Jataizinho
Londrina
Porecatu
Sertanópolis
Itambaracá
Leópolis
São Sebastião da Amoreira
Cambará
Maripá