Santo Antônio da Platina é destaque regional no novo mapa do turismo

Apenas 13,8% dos municípios paranaenses se enquadraram na categoria “C”.

Comércio de Santo Antônio da Platina e as variedades gastronômicas atraem milhares de pessoas Foto: Tribuna do Vale

O crescimento do número de municípios e regiões turísticas no país reforça o desejo dos gestores em fomentar o turismo para desenvolver a economia, gerando mais emprego e renda. Santo Antônio da Platina passou a integrar o novo Mapa Brasileiro de Turismo a partir deste ano. Lançado neste mês, o município está em destaque no Norte Pioneiro, pois atingiu a classificação “C”. Os outros nove que integram o mapa atual seguem com classificação “D”, entre eles, Andirá, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Para o Ministério do Turismo a classificação nas categorias “A”, “B” e “C” são aquelas cidades que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e possuem papel importante na rotatividade turística regional, na formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. Já os municípios classificados nas categorias “D” e “E” estão em pleno desenvolvimento, mas carecem de políticas públicas para fomentar e explorar seus potenciais.

Apenas 13,8% dos municípios paranaenses se enquadraram na categoria “C”. A maioria, 81,25%, se enquadra em “D” ou “E”. Para Santo Antônio da Platina, a inserção no mapa representa mais acesso aos projetos envolvendo repasse de recursos financeiros que poderão ser realizados com possibilidade de aprovação.

Além disso, atualmente, o município é membro da Associação do Turismo do Norte Pioneiro (Atunorpi), entidade sem fins lucrativos que busca promover ações conjuntas de desenvolvimento do turismo regional. Assim como as belezas naturais (Rio das Cinzas, cachoeiras e entre outros pontos) a cidade desponta com potencial de exploração do turismo religioso – a Rota do Rosário – turismo de negócios da saúde/estética, turismo gastronômico,  entretenimento (bares e cinema), no comércio, se tornando polo comercial da região, e também na área de hospedagem. Muitos turistas se hospedam na cidade para visitar as belezas naturais da região.

O prefeito de Santo Antônio da Platina José da Silva Coelho Neto, o Zezão, foi procurado no fim da tarde de quinta-feira, 28,  para se manifestar em relação à inclusão da cidade no mapa do turismo do País, mas ele estava em reuniões com os vereadores e até o fechamento desta edição não havia retornado a ligação.