Richa ressalta apoio às rádios em evento sobre comunicação

O governador também ressaltou a boa comunicação que mantém com os veículos de imprensa.

Foto: Ricardo Almeida / ANPr

O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (27), em Curitiba, da abertura do 24º Congresso Paranaense de Radiodifusão e 3º EngeTec Brasil. O evento, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR), reúne cerca de 350 profissionais de radiofusão para debater “A Comunicação na Era Digital”.

Richa destacou que apoia o trabalho das rádios do Estado, ao afirmar que atua firmemente para fortalecer a radiodifusão do Paraná, reconhecendo que é um dos veículos mais democráticos, que chega a casa de todos os brasileiros, independente da classe social.

O governador também ressaltou a boa comunicação que mantém com os veículos de imprensa. “Nossa relação com jornalistas e radialistas, assim como com a sociedade, a iniciativa privada e os demais setores, é e sempre será pautada no diálogo e na transparência”, disse. ”

Ele ainda lembrou que o Governo do Estado criou uma linha especial de crédito, pela Fomento Paraná, para financiar a modernização tecnológica das emissoras de rádio, por meio de convênio firmado com a Aerp em 2012. “Através disso, as empresas puderam se atualizar e se adaptar à nova realidade das comunicações, afirmou.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Roldo,  salientou a importância de eventos que promovam o debate sobre o futuro da radiodifusão. “Uma reunião como essa é importante para discutir as políticas de fortalecimento do setor e as oportunidades que devem ser buscadas”, afirmou. Segundo ele, o compartilhamento de soluções e a troca de informações é sempre importante para aprimorar o trabalho dos profissionais de rádio e dos empresários.

O presidente da Aerp, Alexandre Barros, destacou a parceria entre a associação e o Governo do Estado, e disse que a forte relação que o Estado tem mantido, seja por meio dos convênios com a Copel e a Fomento, ou através do apoio dado às rádios, tem sido essencial para o desenvolvimento do setor.

PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias de evento, os participantes terão uma série de atividades e palestras voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, oportunidades, estratégias e negócios. Além disso, também haverá painéis e workshops.

Entre os nomes dos palestrantes estão o jogador Oscar Schmidt, CEOs das TVs, como Mariano Lemanski, do Grupo GRPCOM, Leonardo Petrelli, do Grupo RIC/PR, e Ratinho do Grupo Massa, além de profissionais internacionais, a exemplo de Jay Tyler da Wheatstone Corp, Oliver Baumann da Orban para as Américas e John Lackness da Tieline.

No primeiro dia do evento (28), o jogador Oscar Schmidt compartilha sua experiência de vida. Também há palestras internacionais sobre tendências em tecnologias em outros países, especialmente nos EUA e na Europa. No segundo dia (29), os CEOs de TVs abordam suas vivências e experiências. O presidente do Grupo Abril, Walter Logo, fecha o último dia do congresso (29).

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Copel, Adir Hannouche; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; os deputados estaduais Ratinho Junior e Guto Silva; o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná, Carlos Henrique Augustini; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Pimentel Slavieiro e o presidente da Federação Nacional das Empresas Rádio e Televisão, Guliver Augusto Leão.