Representantes para Conselho Estadual da Cultura são eleitos

Foram eleitos conselheiros titulares e suplentes das oito macrorregiões

Foto: Divulgação/SEED

A Secretaria de Estado da Cultura concluiu neste domingo (03), em Londrina, a última etapa da Conferência Estadual de Cultura 2017, convocada com o objetivo de eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (Consec). Os conselheiros titulares e suplentes das oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná e de nove das 10 áreas artístico-culturais foram eleitos em encontros realizados de 19 de agosto a 3 de setembro.

“Eu gosto sempre de reforçar a importância da participação da sociedade civil na definição das políticas públicas que vão construir uma cultura mais forte para o Estado. O conselho logo vai ser empossado e teremos muito trabalho pela frente para consolidar as ações que estamos desenvolvendo”, disse o secretário João Luiz Fiani.

Serão 18 representantes da sociedade civil, outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades estaduais e federais localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. O processo de seleção dos membros do poder público já está em andamento e deve ser concluído até a segunda quinzena de setembro.

Para o coordenador de Incentivo à Cultura da secretaria, Isidoro Diniz, o processo eleitoral foi um sucesso. “Nós tivemos mais de mil eleitores inscritos e uma participação muito bacana. Em Pato Branco, por exemplo, cerca de 40 indígenas Guarani de Chopinzinho estiveram presentes na votação. E nossa equipe teve uma importância fundamental para realização desse trabalho, dando atenção às regionais, entidades de classe, aos candidatos e aos eleitores”, destacou.

Disputaram às vagas ao Consec 54 delegados-candidatos, 32 deles das macrorregiões e 22 das áreas culturais.
CONSEC – Entre as atribuições dos conselheiros estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.
ESCOLHA – A eleição para as áreas artístico-culturais ocorreu nas oito etapas da Conferência. Em todas as macrorregiões, as urnas contendo os votos para os candidatos das áreas foram lacradas, respeitando o Artigo 19 do regulamento, anexo à Resolução nº 028/2017. Estas urnas foram abertas na etapa final, em Londrina, e os votos apurados. A única área que não teve definido o representante no Consec foi a de Circo, que teve uma candidata inscrita, mas sem votos contabilizados
Representantes eleitos para o Consec das Macrorregiões:
CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
 – Rosemari Aparecida de Oliveira Cavalli (titular) e Anderson Gustavo Hoch Martins (primeiro suplente). Eleição em 19 de agosto, em Curitiba.
LITORAL – Beni Moura Cardozo (titular) e Fernanda Burgel Fressato (primeira suplente). Eleição em 20 de agosto, em Antonina.
CENTRO-SUL – Norbert Heinz (titular) e Andre Luiz Bischof Pizzatto (primeiro suplente). Eleição em 26 de agosto, em Guarapuava.
SUDOESTE – Juliana Aparecida Balansin (titular) e Ivania Sandra Zuqui (primeira suplente). Eleição em 26 de agosto, em Pato Branco.
OESTE – Antonia Marlene Vilaça Telles (titular) e Sandra Schiavini (primeira suplente). Eleição em 27 de agosto, em Cascavel.
NOROESTE – João Henrique Ernesto de Andrade (titular) e Max Delly de Mello Correia (primeiro suplente). Eleição em 27 de agosto, em Paranavaí.
CAMPOS GERAIS – João Luiz dos Santos (titular) e Hélcio Luiz Wendler Kovaleski (primeiro suplente). Eleição em 02 de setembro, em Ponta Grossa.
NORDESTE – Soraya Amaral (titular) e Frederico Augusto Garcia Fernandes (suplente). Eleição em 03 de setembro, em Londrina.