Geração Atitude envolverá 160 escolas da rede pública estadual

Projeto tem como objetivo promover a formação cidadã de estudantes e estimular o protagonismo juvenil

Foto: Divulgação/SEED

A terceira edição do projeto Geração Atitude, do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e diversos órgãos, vai envolver 160 escolas da rede estadual de ensino que ofertam o ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

A edição 2017 foi lançada nesta segunda-feira (4), no início da sessão da Assembleia Legislativa, e tem como objetivo promover a formação cidadã de estudantes e estimular o protagonismo juvenil. “Nosso papel é trabalhar a cidadania e o envolvimento desses jovens, para que possamos formar grandes lideranças e oportunizar a todos que conheçam os poderes públicos do Estado”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

A primeira fase segue até o fim desse mês com atividades dentro das escolas, envolvendo a participação de professores, promotores de Justiça, juízes, prefeitos e vereadores. “Consideramos essencial incentivar a cidadania e trazer os jovens para dentro da Assembleia. É uma demonstração de que há espaço para práticas que incentivem a participação popular e a contribuição direta do cidadão na gestão pública”, ressalta o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Após debates em sala de aula, os estudantes elaboraram projetos de lei com propostas para o Paraná. As melhores propostas de projetos de lei elaboradas pelos estudantes serão selecionadas pela Caravana da Cidadania. Diferente das outras edições, o material será encaminhado às escolas de forma digital, através do site da ALEP. Além de sustentável, o uso da tecnologia vai facilitar o acesso de mais estudantes.

Também há a cartilha com informações sobre todos os temas trabalhados no projeto e explicações sobre a função de cada um dos poderes constituídos.

PROJETO – O Geração Atitude é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, e tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o projeto será levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná.
A iniciativa contempla três ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos e a “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná.

PRESENÇAS – Além dos deputados estaduais, participam da solenidade o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto no Ministério Público do Paraná; o diretor-geral da Casa Civil Wellington Dalmaz; a superintendente da Educação, Inês Carnieletto; e o assessor especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho.