Encontro reúne gestores do sistema prisional do Paraná

Durante o encontro, foram abertos espaços para serem apresentadas boas práticas realizadas nas unidades penais

Foto: Osvaldo Ribeiro/SESP

Diretores de unidades penais e chefes de cadeia pública de todo o Estado se reuniram na semana passada, em Curitiba, para discutir ações e boas práticas de gestão no sistema penitenciário. A ação foi organizada pelo Departamento Penitenciário (Depen), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN).

O Secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, participou do encontro, assim como o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura. “O objetivo desse encontro é manter um contato direto com esses gestores, passar algumas diretrizes, mas também ouvi-los em seus anseios, entendimentos e dificuldades, em um processo de troca que precisa ser contínuo e aberto”, afirma Cartaxo.

Durante o encontro, foram abertos espaços para serem apresentadas boas práticas realizadas nas unidades penais e o debate de experiências. Também participam os grupos auxiliares do Depen, como Assessoria de Projetos, Planejamento, Financeiro, Divisão de Operações e Segurança, entre outros.

Uma oficina de trabalho ministrada pelo Professor Caio Marini, diretor do Instituto Publix e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abordou os fundamentos teórico-metodológicos da Gestão para resultados.
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário realizou ainda um diagnóstico sobre o modelo de gestão adotado pelos gestores, as demandas por formação do grupo de profissionais que atuam nas unidades penais e as demandas por qualificação dos gestores.