Desfiles marcam Dia da Independência

Cerca de 900 pessoas, além dos integrantes das nove fanfarras passem pelo palanque das autoridades

Desfiles em Santo Antônio da Platina terá a participação da Escola Santa Terezinha (Antônio de Picolli / Tribuna do Vale)

Desde o dia primeiro deste mês, as escolas estaduais e municipais de toda a região estão comemorando a Semana da Pátria. Cada uma elaborou uma programação diferente, porém, quinta-feira, 7 de Setembro- Dia da Independência – Santo Antônio da Platina e Jacarezinho realizarão Desfile Cívico com a participação de alunos, professores e funcionários das escolas, representantes de instituições e entidades. A estimativa é de que cerca de 900 pessoas, além dos integrantes das nove fanfarras passem pelo palanque das autoridades, que habitualmente fica instalado em frente à Casa da Cultura, na avenida Oliveira Motta.

Em Jacarezinho, as comemorações terão início às 7h30, com hasteamento das bandeiras, na praça Rui Barbosa. Depois, alunos das escolas estaduais desfilam pela rua Paraná. A secretaria municipal da Educação estima que integrarão o desfile integrantes de cerca de 20 entidades, entre colégios, clubes de serviços, Polícia Militar, Tiro de Guerra, e outros. Três fanfarras devem animar o evento, que este ano, não contará com alunos das escolas municipais. A noite, às 19h30, haverá Santa Missa da Independência, na Catedral Imaculada Conceição.

7 DE SETEMBRO

Ibaiti terá apresentação da Banda Marcial Fênix

Em Ibaiti, as comemorações da Independência começaram no dia 1º com hasteamento e arreamento dos pavilhões diariamente. Não haverá Desfile Cívico, mas a cidade será acordada às 6 horas com uma alvorada pela Banda Marcial Fênix. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o desfile cívico só acontecerá no aniversário da cidade, em novembro. A prefeitura já está elaborando uma festa para a data, com atrações para todos os públicos. A alvorada de hoje resgata uma tradição antiga, de comemorar datas importantes com apresentações de bandas e fanfarras.

Banda Marcial Fênix fará a alvorada para iniciar as comemorações da Independência (Divulgação)

O Grupo de Escoteiros Água da Pedra fará o hasteamento da bandeira com apresentação do coral Fescan, que entoará o Hino Nacional acompanhado de teclado

Ribeirão do Pinhal também programou uma semana festiva da Independência, com apresentações musicais diárias das escolas da cidade. Hoje não haverá evento.