Desfile cívico-militar comemora os 195 anos da Independência

O evento foi organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército e Liga da Defesa Nacional.

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Estudantes de cinco escolas municipais, 12 colégios estaduais, grupos de escoteiros, representantes de instituições da sociedade civil e a Força de Segurança do Estado participaram nesta quinta-feira (07) do desfile cívico-militar que comemorou os 195 anos da Proclamação da Independência. O governador Beto Richa participou do evento, que tomou a Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, com a presença de cerca de 40 mil pessoas.

“Esse é um momento importante para refletirmos sobre o que cada um tem feito pelo fortalecimento do nosso Brasil, sobre a valorização dos princípios morais, éticos. Todos devem fazer a sua parte para que a chama do patriotismo, do amor a esta nação permaneça sempre acesa”, afirmou o governador Beto Richa.  O governador assistiu ao desfile ao lado da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernada Richa, do prefeito de Curitiba, Raael Greca, e outras autoridades.

O desfile de 7 de Setembro foi organizado pelo Governo do Estado e a 5ª Divisão de Exército, em parceria com a Liga da Defesa Nacional. O desfile cívico abriu a comemoração. Em seguida, tropas militares marcharam pela avenida. As Forças de Segurança no Estado foram representadas pela Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Alunos dos colégios Militar de Curitiba e da Polícia Militar do Paraná, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Academia Militar do Guatupê e dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva também desfilaram. A cerimônia foi encerrada com o desfile da frota motorizada de viaturas civis e militares e  da cavalaria da Polícia Militar do Paraná e do Colégio Militar de Curitiba.

“É um momento de integração, um momento em que nós cultuamos os nossos valores, a simbologia da nossa nação, da nossa bandeira. Nesse momento, ao comemorarmos Dia da Independência, nós nos aproximamos da comunidade e tentamos fazer o melhor para que a festa do povo seja coroada de brilho”, disse o comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato.

SEMANA DA PÁTRIA –  As festividades da Semana da Pátria iniciaram no dia 1º de setembro, com o acendimento do Fogo Simbólico em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê. A pira ficou acesa durante a semana em frente ao Palácio Iguaçu. Também aconteceram desfiles militares em Pinhais, Piraquara e no bairro Pinheirinho, em Curitiba.

Colégios estaduais comemoram os 70 anos da Secretaria da Educação

Os 13 colégios da rede pública estadual que participaram do desfile, incluindo as bandas marciais formadas por estudantes, prestaram uma homenagem aos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação.

Criada em 1947, a secretaria passou por uma série de mudanças ao longo dos anos, como conta a secretária estadual da Educação, Ana Seres. “Quando eu ia à escola, tudo era muito diferente. As carteiras eram de madeira, tinham até buraco para colocar o tinteiro. Nem todos tinham acesso à educação naquela época”, lembrou.

“Uma revolução ocorreu de lá para cá. E nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação teve sua história construída por milhares de mãos e muitas ideias, acompanhando os movimentos e a evolução da sociedade e formando os cidadãos”, acrescentou a secretária.

Atualmente, a rede pública estadual tem um milhão de estudantes, duas mil e cem escolas, mais quatrocentas conveniadas (as Apaes) e mais de cem mil profissionais. Um milhão e cem mil refeições são servidas todos os dias nas escolas da rede, inclusive com alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar.