Começou segunda, 18, 36ª Semana de Literatura

A abertura contou com a participação do cantor, compositor, violinista e escritor Reynaldo Bessa

Foto: Antônio de Picolli

Começou segunda-feira, 18, a 36ª edição da Semana Literária e Feira do Livro do Serviço Social do Comércio (Sesc). A abertura contou com a participação do cantor, compositor, violinista e escritor Reynaldo Bessa, vencedor do prêmio TIM de música em 2005 e 2007 ‘A poesia não salva, a poesia valsa’. Ele comentou sobre  a ideia de trânsito na Literatura, que se desdobra em várias compreensões. Dentre elas está o entendimento de que a noção de “mobilidade” pode se referir à literatura como um tipo de produção estética capaz de estabelecer inúmeras interfaces com outras linguagens artísticas, como, por exemplo a música, assim contaminando essa prática com suas características através do tempo e do espaço de produção e se deixando envolver pelos modos de construção dessa outra linguagem.

A programação trás como atração para Santo Antônio da Platina o melhor desenhista do Brasil, Rogério Coelho, vencedor do prêmio Jabuti e troféu HQMix (desenhista nacional). O tema deste ano aborda “Literatura e(m) movimento”, com intuito de promover encontros, palestras, oficinas que coloquem no centro da reflexão a literatura e todo seu potencial de trânsito, ou seja, a mobilidade da literatura capaz de estabelecer inúmeras interfaces com outras linguagens artísticas, como música, dança, a performance, as artes plásticas, a memória  e entre outros.

Durante a edição, serão realizados debates, mesa redonda, contação de histórias e muito mais. Para acessar a programação completa está disponível no endereço http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/sto-antonio-da-platina/.