Vacina contra o HPV para jovens já está disponível em Santo Antônio da Platina

A estimativa é que de existam cerca de SEIS mil pessoas nessa faixa etária.

Vacinação. Foto: Venilton Küchler

Os jovens platinenses de ambos os sexos, na faixa etária dos 15 e 26 anos, já podem procurar a Casa da Vacina, em anexo à Secretaria Municipal da Saúde, e a Unidade Básica de Saúde da Vila Ribeiro para se vacinar contra o vírus do HPV.

A estimativa do Departamento de Epidemiologia de Santo Antônio da Platina, é que de existam cerca de SEIS mil pessoas nessa faixa etária. Por enquanto, o Ministério da Saúde enviou doses para 60% do público alvo. A expectativa é que o restante chegue gradativamente, mas a ideia é usar as que já estão próximas do prazo de vencimento.

A ampliação da faixa etária foi autorizada pelo Ministério da Saúde e posteriormente pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná para que as doses restantes em todo o território nacional sejam utilizadas, já que o público inicial, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, não têm aderido à  imunização. A prioridade é usar a doses que estão próximas ao prazo de vencimento. A ideia é evitar o desperdício.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é seguir o esquema vacinal de três doses, com primeiro intervalo de dois meses e o segundo de seis meses. A estratégia se mantém até o fim dos estoques, mas quem tomar a primeira dose neste período terá as duas doses subsequentes garantidas.

A vacina tem maior eficácia em pessoas que nunca tiveram relações sexuais, mas ela possui também componentes que bloqueiam outros quatro vírus transmitidos sexualmente, por isso, pode ser usada em jovens sexualmente ativos.

O estado tem, neste momento, 88 mil vacinas em estoque, já distribuídas pelas 22 Regionais de Saúde do Estado.

Prevenção

No sexo feminino, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o 3º mais frequente e a 4ª causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para os homens, o objetivo é proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.