Novo diretor prioriza novos projetos na Casa da Cultura

Silva firmou compromisso em resgatar a prática da leitura no município

Historiador busca resgatar a prática da leitura no município em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Antônio de Picolli / Tribuna do Vale)

O novo diretor do Departamento de Cultura de Santo Antônio da Platina João Paulo da Silva, 32, que está há 15 dias na gestão da pasta, confirmou que a prioridade inicial é implantar mais projetos para movimentar a Casa da Cultura Antônio de Freitas. Formado em história e pós-graduado em cultura e sociedade pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) é mestrando em cultura e religiões na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Silva firmou compromisso em resgatar a prática da leitura no município após a reestruturação da Biblioteca Cidadã em parceria com a Uenp e a reativação de alguns projetos no município.

O departamento já iniciou uma seleção do acervo de livros da Biblioteca Municipal (que está desativada) com a finalidade de unir os títulos na Biblioteca Cidadã. A classificação se deve por conta da defasagem de alguns títulos, principalmente os didáticos, que estão desatualizados, mas que por outro lado há livros bons como, por exemplo, os clássicos literários. Em parceria com a Uenp, o diretor vai trazer uma oficina de contação de histórias e aos poucos motivando a comunidade ao hábito da leitura. “Livros não acabam a bateria e não precisa de WIFI, por isso, queremos que a leitura seja implantada em todos os espaços culturais e sociais da cidade”, explicou.

Outras pretensões de Silva são reativar o Festival Musical de Santo Antônio da Platina (Femusap), reativar o Cine Clube, trazer uma extensão da Mostra de Teatro Encena e colocar em funcionamento o projeto Transformação Social (para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social). Além disso, assiduamente renovar as mostras fotográficas em exposição na Casa da Cultura. “Para colocar nossas intenções em prática, vamos precisar licitar som, iluminação, cortinas e mais alguns detalhes. Vamos estar em busca das parcerias para conseguir executar os projetos. Já entrei em contato com a diretoria de cultura da Uenp para discutirmos sobre a extensão da mostra teatral”, disse.

O espaço tem duas atrações confirmadas para o mês de setembro. No dia 2, está programado um show de stand up comedy e no dia 16 um show de mágica com Wellington Honorato. “Eu desempenho uma oficina musical (canto em forma de coral) no Centro de Atenção Psicossocial e já deixei o convite aberto para os adolescentes do Centro de Socieducação todas as quartas-feiras. Aos poucos estamos fazendo a Casa da Cultura mais ativa. Estamos com a mostra fotográfica aberta à comunidade e convidamos todos para prestigiar”.