Barra do Jacaré deve receber obra de esgoto já em 2018

O gerente da Sanepar reafirmou o compromisso de atender o município com o serviço a partir de 2019

Reunião da Sanepar em Barra do Jacaré reuniu 85 pessoas e definiu obra para 2018 (Divulgação)

A prefeitura de Barra do Jacaré está adquirindo um terreno para a construção de sua primeira estação de tratamento de esgoto. O anúncio foi feito pelo prefeito Adalberto de Freitas Aguiar (Berano) durante reunião do Programa Comunidade Sanepar na noite desta quinta-feira (24). O evento reuniu 85 participantes, entre eles a vice-prefeita Édina Aparecida dos Santos e o presidente da Câmara, Jorge Pereira Filho, além de outros vereadores, autoridades municipais e lideranças da comunidade.

A reunião, no Centro Cultural, foi conduzida pelo gerente regional da Sanepar em Santo Antônio da Platina, Juarez Wollz, que destacou os serviços da Companhia no Estado e esclareceu dúvidas quanto à atuação em Barra do Jacaré. “Queremos dar total transparência na negociação com a prefeitura. Nesta reunião, vamos ouvir o povo e responder todas as questões”, salientou.

Berano mostrou-se satisfeito com o pagamento, já no mês de setembro, da primeira parcela do terreno onde a Sanepar vai implantar a estação de tratamento de esgoto. “Muitos prefeitos não gostam de rede de esgoto porque é uma obra que não aparece, mas diminui giárdia e diminui as baratas das fossas, que tem atraído tantos escorpiões. É importante para a saúde do povo e por isto estamos nesta luta para trazer este benefício para a nossa cidade”, destacou.

O gerente da Sanepar reafirmou o compromisso de atender o município com o serviço a partir de 2019, com metas progressivas chegando a 65% até 2030. O prefeito manifestou o desejo de avançar para 80% até o final do novo contrato. “Estamos muito satisfeitos com os investimentos da Sanepar. Temos que deixar claro para a população que vamos começar a atender onde as fossas minam, que é o Jardim Por do Sol. Depois vamos avançando”, comemorou. “Devemos agradecer a Sanepar por abraçar nossa causa num novo contrato”, afirmou, citando os componentes da comissão de negociação.

Investimento

A Sanepar deve investir R$ 7,5 milhões para implantar o sistema de esgotamento sanitário e ampliar o sistema de abastecimento de água em Barra do Jacaré.  O recurso viabiliza, em 2018, um novo reservatório de 100 mil litros e, em 2019, a operacionalização de um novo poço produtor de água.

“Já está sendo comprada a unidade metálica que vai tratar o esgoto e já há projeto para rede coletora”, informou o gerente regional da Sanepar. “Vamos recuperar o tempo em que o município ficou sem receber investimentos. Estamos aplicando recursos próprios, mas, agora, é urgente que seja aprovado um plano municipal de saneamento para que as metas sejam oficialmente estabelecidas”, completou.