Coldplay lança ‘Alien’, uma ode aos refugiados

Todo o lucro das vendas nas plataformas digitais será revertido para a Migrant Offshore Aid Station (Moas)

© DR

“Alien”, nova canção do EP “Kaleidoscope”, divulgado pela Coldplay nesta quinta-feira (6), retrata extraterrestres como seres forçados a deixar o próprio lar. O conceito de E.T.s como estrangeiros permeia toda o videoclipe da música é um paralelo perfeito para a situação dos milhares de imigrantes que se aventuram pelo mar em pequenas embarcações, fugindo de zonas de conflito.

O ritmo pulsante da nova música parece fazer menção às batidas aceleradas dos corações dos personagens, que fogem em meio a um ataque inimigo. “Nós estávamos pairando sem um lar”, diz trecho da letra coescrita e coproduzida por Brian Eno, uma espécie de parceiro tecnológico da banda.

“Oh, nós apenas queremos ir para casa de novo”, alerta uma das últimas frases cantadas por Chris Martin, que usa, em certos trechos, um tom bem mais grave do que o habitual. Todo o lucro das vendas nas plataformas digitais será revertido para a Migrant Offshore Aid Station (Moas).

Trata-se da quarta faixa de “Kaleidoscope” a ser lançada. Primeiro veio “Something Just Like This”, uma parceria com a Chainsmokers, além de “Hypnotised”, da excelente “All I Can Think About Is You” e agora “Alien”. O EP estreia em 4 de agosto.