170 novas viaturas da PM seguem para municípios de todas as regiões

Esta foi a terceira grande entrega de viaturas policiais feita pelo Governo do Estado em um período de 15 dias.

Governador Beto Richa entrega mais 170 viaturas para Polícia Militar do Paraná. É o terceiro lote de veículos repassado à Segurança Pública, como parte das 1.100 viaturas adquiridas pelo governo estadual. Curitiba, 13/07/2017. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A Polícia Militar recebeu nesta quinta-feira (13) mais 170 novas viaturas, que seguirão para os comandos regionais e para batalhões especiais da corporação. Ao entregar os veículos, o governador Beto Richa destacou que o envio de viaturas para todas as regiões demonstra a preocupação do Estado em garantir mais segurança à população paranaense.

Esta foi a terceira grande entrega de viaturas policiais feita pelo Governo do Estado. Em um período de 15 dias, o governador repassou 843 veículos para as polícias Militar, Civil e Científica e para a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. “Estamos vendo na prática o resultado do nosso ajuste fiscal. Estamos enviando viaturas a todos os 399 municípios paranaenses”, afirmou Richa.

Richa explicou que a distribuição dos veículos leva em conta critérios técnicos dos comandos das polícias, que determinam para onde as viaturas devem seguir. O lote é parte dos 1.100 novos veículos que estão sendo adquiridos pelo governo estadual. O investimento é de R$ 112,3 milhões. De 2011 para cá, 3 mil novas viaturas foram incorporadas à frota da Segurança Pública.

CÍRCULO VIRTUOSO – A renovação da frota, disse o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, garante mais presença das polícias nas cidades e também gera economia ao Estado, pois não há necessidades de manutenção constante nos veículos. “O que economizamos em manutenção das viaturas conseguiremos investir em outros equipamentos de segurança. É um círculo virtuoso que garante mais segurança ao Paraná”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, explicou que as novas viaturas são personalizadas para cada município, o que amplia o poder de mobilidade da PM e o contato com o cidadão. “Isso aumenta o vínculo da gestão da frota e facilita a interação da sociedade no processo de fiscalização”, disse ele.

COMANDOS E BATALHÕES – Das novas viaturas, 15 ficam na capital (1º Comando Regional da PM), 28 para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral (6º CRPM), 21 para o Norte e Norte Pioneiro (2º CRPM), 21 para o Noroeste (3º CRPM), 24 para os Campos Gerais e região Sul (4º CRPM) e 24 para o Oeste/Sudoeste (5º CRPM).

Também receberão os batalhões especiais de Polícia Ambiental Força Verde, Patrulha Escola Comunitária, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).

PARANÁ SEGURO – O reforço da frota de viaturas faz parte das ações do Paraná Seguro, primeiro programa de investimentos planejado específico para a área da segurança pública já feito no Estado, lançado em 2011. As ações incluem a contratação de cerca de 11 mil policiais, compra de equipamentos, investimentos em inteligência e operações sistemáticas para combate ao tráfico e prisão de criminosos.

Prefeitos reforçam importância da iniciativa 

O prefeito de Tamboara (Noroeste), Antônio Cauneto, disse que ficou surpreso com a notícia de que seu município, de pouco mais de cinco mil habitantes, também receberia uma das viaturas. “Imaginávamos que a prioridade seria para os grandes centros, mas o Governo do Estado prova que é municipalista, que dá atenção aos pequenos, como Tamboara. Teremos muito mais segurança”, afirmou.

A situação é semelhante em São Carlos do Ivaí. Segundo o prefeito José Luiz Santos, a cidade aguardava nova viatura há muito tempo. “Agora recebeu uma personalizada, com o nome do município. É uma grande conquista”, disse.